Ecosofia Feminina é um Projeto LIVRE e INDEPENDENTE que serve a CONGREGAR informações, indagações, investigações, considerações e explanações sobre temas e assuntos do interesse de mulheres que buscam resgatar sua natureza instintiva, sua voz, sua saúde, seu pulso nos ciclos da vida.

Ecosofia

   Ecofeminismo

      Ecologia profunda

   Botânica/Fitoterapia

Yoga & Ayurveda

O DESENHO é propor a reflexão sobre tudo que nos é imposto como “verdade” em respeito a hábitos, alimentos, vias de pensamento, ideologias, escolhas, relações, contornos, limitações… a investigação da INTIMIDADE feminina como um corpo-território fértil e potente à criação de vida humana dentro de si… um olhar atento sobre o que é de fato SUSTENTABILIDADE, e sobre possíveis caminhos alternativos aos automatismos e ideologias habituadas que escapam à obviedade insalubre de seus discursos… proponho essencialmente a promoção e manutenção da SAÚDE dos corpos que nos compõe, das relações humanas, minerais e vegetais, como base para o encontro com o ESTADO de FELICIDADE que nos é inerente.

A busca é por popularizar a Ecosofia e Ecologia Feminina, oferecendo um lugar para aprofundamento nas questões que envolvem as relações humanas na sua profundidade e no seu meio (interno e externo), através da produção de Conteúdo Independente e Cursos sobre Ecosofia, Ecologia profunda, Ecofeminismo, Botânica/Fitoterapia, Yoga & Ayurveda.

A Ecosofia Feminina baseia-se numa abordagem ORGÂNICA e NATURAL, na observação amorosa das causas emocionais prováveis de desequilíbrios dos corpos, na priorização dos diversos tratamentos naturais e investigação das origens dos problemas, e no incentivo a atitudes sustentáveis com as diversas expressões das casas que habitamos e habituamos (corpo-território, lar-morada e terra-planeta).

Para isso, firma-se no AUTOCUIDADO por meio da Ginecologia Natural Ancestral; no OLHAR da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda e Yoga) para a vida, que envolve uma prática diária da Sustentabilidade no existir; no RECONHECIMENTO da responsabilidade pela própria saúde ou doença; na ESCOLHA e apoio ao Parto Natural Humanizado, dando as honras devidas ao início da vida; no CULTIVO do Autoconhecimento através da meditação e auto investigação; na APURAÇÃO da espiritualidade como acessível e possível; na prática do COLETIVO sem anulação do espaço Individual; na CONSERVAÇÃO e PRESERVAÇÃO da natureza; na EDUCAÇÃO AMBIENTAL; nos AFETOS POÉTICOS das complexas relações humanas em todo o seu existir nesse Planeta.

Sabrina Latansio, PhD

Caminhos de autenticidade – um vestindo a ousadia de ser si mesma em um mar de conveniências sociais.

Sabrina é terapeuta holística (corporal, mental, emocional, espiritual), ecóloga de nascença, (eco)feminista por herança de pai, antirracista de sangue indígena, anticolonialista, anticapitalista, anti-exploração em todos os níveis, mãe de dois (nascida e não nascido), escritora por providência, cientista de propósito, alquimista por virtude, celebradora da vida e apreciadora de seus fenômenos sem distinção de cor ou dor. 

Nas andanças BIOGRÁFICAS, enveredou uma vida aficionada de peregrinação pelo Brasil, por florestas do Mundo, pelo Universo Botânico, Ecológico e Humano “corpo-casa, corpo-emocional, corpo-espiritual, corpo-relacional, corpo-planeta”.

Sempre cultivou PRINCÍPIOS e VALORES mantenedores da vida como a escuta de vozes secularmente caladas, abertura de espaços interrompidos (no eu e no mundo), discursos e narrativas invisibilizados pelas imposições sociais, saberes ancestrais desinteressados por crenças enviesadas pelo capitalismo/patriarcado opressor.

Tem na pergunta seu guia motivacional, que permite o cultivo de um estado questionador dos dogmas e doutrinas habituais, das práxis, cláusulas, resoluções, costumes, normas.

O QUESTIONAR é tão combustível de sua alma que a levou visitar lugares de esvaziamento de conceitos e certezas, dissolutores de qualquer possibilidade de nomear as experiências nessas investigações. Mas que asseguraram o “SERVIR” como caminho inexorável, guiado por mais de vinte anos de um mergulho nos estudos e serviços espirituais, meditativos, autoinvestigativos, terapêuticos de si até o grau de desinstitucionalizar o instinto, a visão, a intuição.

O chamado de conexão com a NATUREZA e o SER foi escutado na tenra infância, entre fazendas e roças, no convívio com povos do sertão do Brasil, em contato com indígenas, trocando com gente da terra, acompanhando aventuras desbravadoras de florestas com seu pai, observando a avó em suas habilidades culinárias e botânicas, experimentando o corpo como território de liberdade e investigação, no brincar com os sonhos em lucidez e curiosidade.

Não muito tarde veio a clareza do convite do UNIVERSO VEGETAL para traduzir sua linguagem, proteger sua casa e utilizar seus conhecimentos e poderes para oportunizar cura de males humanos. 

Assim, os estudos Botânicos foram iniciados, aos 17 anos, capturada por sua mágica e fascinada por sua habilidade de transformar a luz em energia química, processo gerador e mantenedor da vida no planeta, e os estudos Espirituais, aos 20 anos, instigada por visões e percepções mediúnicas.

O chamado de mergulho no UNIVERSO FEMININO & FEMINISTA veio da intimidade com essa Natureza exuberante que sempre a arrebatou, e pela influência da Lua e da Luz em seus ciclos. Daí a incentivar mulheres a se conhecerem, a escutarem o chamado da sua natureza selvagem, a se libertarem das amarras criadas pelo patriarcado e recuperarem sua independência e autonomia foi um passo que veio mais adiante no caminho.

Na GINECOLOGIA NATURAL, especificamente, percorreu um caminho de investigação que se iniciou na adolescência, quando estudou o próprio ciclo menstrual e sua relação com a lua desde a primeira menstruação (em 1993). 

Mais tarde, em 2015, aprofundou a pesquisa com plantas medicinais da floresta em parceria com a curandeira Samã, do povo nativo Huni Kuin (da Amazônia Acreana), quando o assunto ainda não tinha grandes repercussões no Brasil. 

A partir daí trabalhou com grupos de mulheres através de Oficinas, Aulas e Cursos no Sesc, Matilha Cultural, Fundação Florestal, Casa Jaya, Universidade Anhembi Morumbi, Casa de Fadas, compartilhando uma longa experiência nos estudos da Ginecologia Natural no contexto da Ecologia Profunda, Ecofeminismo, Ayurveda e Ancestralidade. 

É pioneira na pesquisa independente com “Plantas Medicinais Contraceptivas” no Brasil, tendo investigado evidências científicas modernas, estudos em textos clássicos, testes pessoais de fórmulas e preparos com efetividade.

HOJE, no revisitar dos corredores acadêmicos após um período de afastamento, vem facilitando o crescimento dessa linda conexão em outras mulheres, produzindo novos caminhos através de ensinamentos ancestrais, acessando a visceralidade do processo “ser humano” no nível elementar, essencial, celular, fetal, regenerativo.

Trajetória Acadêmica

cordilheira curricular para apreciadores de títulos
*coleção de cursos e discursos*

Sabrina Latansio, PhD – atuou como Professora de Ayurveda no Curso de Graduação em Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi (UAM – 2019 a 2022), é parte do Corpo Docente da Pós-graduação em Ayurveda na Escola de Saberes Ancestrais (ESA) e Pós-graduação em Gine-Ecologia Natural e Práticas Integrativas aplicadas à Saúde da mulher (Faculdade Innovare).

É Pós-doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade de São Paulo (USP 2017), Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 2013) integrando o Projeto Temático Biota Neotropica (FAPESP), PhD pela University of Queensland (UQ/Austrália 2010), Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (IBt/SMA 2007), Bióloga – Bacharel e Licenciada – pela Universidade Estadual Paulista (UNESP 2003), recebeu financiamento FAPESP no desenvolvimento das pesquisas de Mestrado e Doutorado stricto sensu e CAPES no Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Currículo completo disponível em curriculolattes.

Instrutora de Hatha Yoga Clássico e Yogaterapia alinhadas ao Jnana Yoga do Instituto Kaivalyadhama (Índia) pela Humaniversidade (2012), praticante de meditação há 16 anos, Terapeuta Ayurveda com formação e estudos de aprofundamento em Kayachikitsa pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya (2017), tem experiência em acompanhamento a pacientes para tratamentos intensivos com internação em hospitais na Índia (AVS e Sreedhareeyam Ayurvedic Eye Hospital) e em atendimentos clínicos desde 2016.

Estuda espiritualidade através da investigação prática e científica da magia, espiritismo e xamanismo há mais de 10 anos. Difusora da Ecologia Profunda, Ecofeminismo, Herbalismo intuitivo e Cosmetologia natural (artesanal, vegana e orgânica).

Dissertação de Mestrado disponível em:

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pgibt/dissertacoesteses/2007-sabrina-latansio-costa-ribeiro/

Biblioteca FAPESP:

https://bv.fapesp.br/en/pesquisador/14535/sabrina-latansio-costa-ribeiro

Projeto Biota Neotropica:

http://www.peld-biotagradiente.net/publicacoes/

Tese Doutorado “Economia do Nitrogênio em Árvores Tropicais”:

http://ecologia.ib.usp.br/curso_r/lib/exe/fetch.php/bie5782:01_curso_atual:alunos:trabalho_final:salatansio:phd_thesis.pdf

Pós-doutorado IB/USP:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0981942819305364